O Saúde da Gente beneficia bairros e comunidades de Maceió com atendimentos e serviços distribuídos em cinco frentes de atuação. A partir desta segunda-feira (14), os serviços se concentram nos bairros da Chã da Jaqueira, Vila Emater 2, em Jacarecica e mais dez comunidades. As ações se estendem nesses locais até o dia 20 de agosto.
A frente de Saúde da Mulher funciona na próxima semana na Chã da Jaqueira, oferecendo ao público feminino consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros. A tenda da equipe estará sediada na 8ª Travessa do Arame.
Já os atendimentos de Saúde Infantil contemplam as crianças da Vila Emater 2 (próximo à Coopvila), em Jacarecica. No local, são oferecidos serviços de vacinação, atendimentos pediátrico e psicológico, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.
A tenda Pet, com atendimento veterinário destinado a cães e gatos, também estará à disposição dos moradores Vila Emater 2 (ao lado da tenda de Saúde da Criança). Lá estarão disponíveis serviços como consulta, vacinação antirrábica e vermifugação de animais.
A população que reside nas comunidades mais vulneráveis da capital também continuará a ser beneficiada com as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió.
A frente de Saúde nas Grotas chegará, nesse período, às seguintes localidades: Favelinha da PRF (Tabuleiro), Grota do Aristides (Conjunto Samambaia), Vila Saem, Grota do Gelo (Jacintinho), Caetés (Benedito Bentes), Grota Paraíso do Horto (Chã da Jaqueira) e Cruz das Almas. Uma equipe de profissionais também está prestando diversos serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde, bem como estão realizando a assistência às pessoas em situação de acolhimento institucional.
Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil).
Para ter acesso aos serviços de saúde, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.