RS vai precisar de ao menos R$ 19 bilhões para reconstruir estado

Imagem: Reprodução

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quinta-feira (9) que o estado precisará de ao menos R$ 19 bilhões para ser reconstruído após as enchentes históricas que atingiram diversos municípios gaúchos nos últimos dias.

“São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores. Nas próximas horas, vamos detalhar as ações projetadas que contemplariam as nossas necessidades”, disse o governador nas redes sociais.

Eduardo detalhou, em entrevista ao Live CNN, as ações de enfrentamento que estão sendo tomadas pelo executivo estadual. “Temos alguns programas que o governo do estado já criou, como o ‘Volta por Cima’, que é um recurso que a gente passa na mão das famílias de baixa renda e extrema pobreza para que elas possam recuperar sua vida, conseguir comprar itens básicos para se restabelecer, apoio em crédito que terá que ser feito”, explicou.

Referente à segurança no estado, após uma onda de saques em residências, lojas e até ameaças contra socorristas, o governador informou que convocou policiais, até os que estavam em férias, liberou todas as horas extras possíveis e está recebendo contribuição de outros estados. O balanço mais recente divulgado pelo governo estadual confirma 107 mortes, além de 136 desaparecidos e 374 feridos. Conforme as autoridades, 425 municípios foram afetados.

Todos os direitos reservados