Habemus Papam. A tradicional frase foi ouvida mais uma vez nesta quinta-feira (8), no Vaticano, após a fumaça branca se elevar da Capela Sistina e anunciar ao mundo que o novo Papa foi escolhido. O cardeal Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito como o novo pontífice da Igreja Católica e adotará o nome de Leão XIV.
A fumaça branca apareceu 13h10, em horário de Brasília, sinalizando que os cardeais reunidos no conclave haviam alcançado os dois terços dos votos necessários para a eleição. Minutos depois, fiéis e jornalistas se aglomeraram na Praça de São Pedro, aguardando o anúncio oficial.
O cardeal subiu à sacada da Basílica e pronunciou: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam”. Na sequência, o novo pontífice surgiu diante da multidão, vestindo o tradicional traje branco, e fez sua primeira bênção “Urbi et Orbi” (“à cidade e ao mundo”).
Robert Prevost, 69, é prefeito do Dicastério para os Bispos e nome forte da linha franciscana no Vaticano. Nascido em Chicago, foi no Peru que construiu sua trajetória pastoral e ganhou visibilidade internacional. Missionário no país por mais de uma década, enfrentou o período turbulento do governo Fujimori e cobrou desculpas por injustiças cometidas.
Norte Americano, nascido em Chicago, foi no Peru que construiu sua trajetória pastoral e ganhou visibilidade internacional. Missionário no país por mais de uma década, enfrentou o período turbulento do governo Fujimori e cobrou desculpas por injustiças cometidas.