Nesta segunda-feira (18), a Comissão de Educação do Senado Federal recebeu especialistas que defenderam a restrição do uso de celulares nas escolas, apontando os prejuízos para o aprendizado. No último debate, foram destacados os desafios do uso de tecnologias digitais no ensino.
A pauta vem sendo discutida desde setembro, quando o Ministério da Educação (MEC) anunciou um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas escolas públicas e privadas. O debate no Senado foi solicitado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).
“Muitas famílias estão juntas, mas isoladas por conta dessa pandemia que é o celular. Hoje, já existe clínica de desintoxicação de celular. Acredito que está na hora de uma ação efetiva”, afirmou o senador. Em concordância, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) destacou que existe uma certa resistência entre os adolescentes quando o debate é o uso de celulares. Ainda assim, o tema é de suma importância e tem sido discutido inclusive entre os estados, sendo crucial o posicionamento do Senado.