Renan Calheiros, senador por Alagoas, foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado nesta quarta-feira (08).
Em um vídeo publicado em sua conta do Instagram, Calheiros afirmou que a prioridade será “resgatar os pressupostos sagrados da diplomacia brasileira”. Ele destacou a importância da comissão, que completa 120 anos de existência, e sua missão de reconstruir o papel que o Brasil sempre exerceu nas relações internacionais. A comissão tem a função de analisar indicações para embaixadas, acordos internacionais e projetos na área de defesa. Calheiros afirmou ainda que espera estar à altura da expectativa de todos e desempenhar um papel importante no resgate da política externa brasileira.
Entre as prioridades da comissão estão a análise de acordos comerciais internacionais, a revisão da política de defesa nacional e a discussão de temas estratégicos para o país. O colegiado também é responsável pela aprovação de nomes indicados para embaixadas brasileiras em outros países.