O senador Renan Calheiros(MDB-AL) posicionou-se contra a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não instaurar uma CPI para investigar os financiadores e participantes do ocorrido do dia 8.
Renan diz que o presidente quer que todos continuem atentos e que a forma de cumprir isso é com uma CPI, “Defendo a CPI, defendo que esse modelo criado pelo parlamento norte-americano é o melhor. O presidente disse que é preciso todo mundo continuar vigilante. Claro que a maneira de continuarmos vigilantes é pela CPI”, comentou.
O presidente se mostrou contrário à uma comissão de inquérito, ele afirma já possuir recursos suficientes para investigação e que uma CPI poderia atrapalhar. “O que nós podemos investigar numa CPI que a gente não possa investigar aqui e agora? Nós estamos investigando, tem mil e trezentas pessoas presas. O que você pensa que a gente vai ganhar com uma CPI? Nós (governo) temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora.”