16 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Remédio de R$ 7 milhões deve atender mais de 100 pacientes com AME

Nesta quinta-feira (15), o Ministério da Saúde deu início aos primeiros tratamentos com o medicamento Zolgensma no Sistema Único de Saúde (SUS). Considerado um dos mais caros do mundo, com custo estimado em cerca de R$ 7 milhões, o remédio é utilizado para tratar a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a incorporação foi possível por meio de um acordo com a indústria internacional. Atualmente, há três novos pedidos em andamento, que deverão seguir um protocolo específico de exames e atendimentos.

A terapia é indicada para crianças de até seis meses de idade que não estejam em ventilação mecânica invasiva por mais de 16 horas diárias. Com a incorporação do Zolgensma, o SUS passa a oferecer todas as terapias modificadoras disponíveis para o tratamento da AME tipo 1. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os 2,8 milhões de bebês nascidos vivos em 2023, cerca de 287 foram diagnosticados com a doença, que afeta gravemente os movimentos do corpo e a respiração.