Pode sair ainda nesta quarta-feira (3) o parecer que incorpora armas de fogo, carros elétricos e jogos de azar à nova tabela de taxação prevista com a Reforma Tributária. A informação é de um dos integrantes de Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados, o parlamentar Hildo Rocha (MDB-MA). Se a proposta for adiante, os itens mencionados devem ser taxados através do Imposto Seletivo, conhecido como ‘imposto do pecado’.
Está prevista para amanhã (4), às 10h, uma coletiva de imprensa em que o GT deve detalhar o parecer, mas a divulgação do texto na íntegra pode sair ainda hoje, até o fim da noite.
Os integrantes do GT e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estão reunidos há mais de cinco horas. É também de Hildo Rocha a informação de que a dificuldade de fechar o relatório está em zerar a alíquota das carnes no IVA.
O Imposto Seletivo foi criado para desestimular o consumo de produtos e serviços que fazem mal à saúde e ao meio ambiente. A proposta do governo Lula (PT) também prevê a inclusão de itens como o cigarro, bebidas alcoólicas e açucaradas, veículos automotores e mineração no Imposto Seletivo.
*Com informações do Valor Econômico