Um reeducando foi encontrado morto na madrugada desta quinta-feira (3) no Presídio Baldomero Cavalcanti, na Cidade Universitária, em Maceió. O custodiado identificado como Afrísio Aguiar da Silva, de 79 anos, estava no módulo de Acolhimento. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas.
O idoso, tinha esquizofrenia, e foi preso em flagrante por matar a própria irmã, de 77 anos, com uma pedrada na cabeça. O crime foi registrado na casa onde eles moravam no bairro da Ponta Grossa, em Maceió, no dia 26 de setembro.
A Perícia Criminal realizou todos os procedimentos técnicos periciais, em seguida, o corpo do reeducando foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). A informação inicial é de que a causa da morte foi clínica.
Situação precária nos presídios
O Sindicato também denunciou as péssimas condições estruturais do sistema prisional e falta de segurança na unidade.
“Essa unidade já deveria estar fechada há muito tempo, porque tem uma estrutura frágil e antiga. E de fato não atende a nenhum quesito mínimo de segurança, nem para os custodiados e nem para os policiais penais”, afirmou Vitor Leite, presidente da entidade.
Apesar do baixo efetivo de policiais penais nas unidades prisionais do Estado, Vitor Leite reforça que ocorrências desse tipo tem diminuído. Por fim, ele cobrou do Governo de Alagoas medidas urgentes.
“A gente precisa que o Estado tome providências porque a vida de todos, seja custodiado ou quem trabalha lá, está em risco”, concluiu.