Maceió, 21 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 24°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Redução da jornada de trabalho avança no Senado com apoio popular e do governo

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal deu início, nesta segunda-feira (5), a um novo ciclo de debates sobre a redução da jornada semanal de trabalho no Brasil. A proposta, que vem ganhando adesão popular e apoio do Palácio do Planalto, foi colocada em pauta durante audiência pública promovida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), sinalizando o envolvimento do Senado na discussão que começou na Câmara dos Deputados.

O debate foi impulsionado pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e agora conta também com uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). A PEC sugere a redução da jornada de 44 para 36 horas semanais, com a implementação de uma rotina de trabalho de quatro dias por semana e limite de oito horas diárias.

Segundo a senadora Eliziane, a proposta não resolve todos os problemas enfrentados pelos trabalhadores brasileiros, mas representa um avanço em direção a um modelo de trabalho mais justo. “O trabalho precisa estar alinhado ao bem-estar. Não se pode pensar em produtividade sem qualidade de vida”, afirmou.