Na manhã desta quarta-feira(19), a Receita Federal realizou uma operação de combate ao contrabando de produtos falsificados e que não pagam impostos. A ação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, foi realizada em 13 estabelecimentos comerciais do Centro de Maceió e em uma loja de um shopping da capital alagoana. Ao todo, 600 mercadorias foram apreendidas.
Entre brinquedos, roupas e aparelhos eletrônicos, a ação apreendeu cerca de R$2 milhões em mercadorias falsas e importadas que não pagaram imposto na entrada ao país. A Receita Federal salientou que esse tipo de importação alimenta o trabalho escravo tanto no Brasil quanto em outros países, e que pode estar financiando organizações criminosas.
Além disso, o órgão também alertou que muitos desses produtos falsificados podem ser feitos a partir de descartes, ou seja, de lixo. Tal ação pode apresentar diversos riscos à saúde, visto que até lixo hospitalar pode estar incluso nesse processo. A operação contou com 60 servidores da Receita Federal e nove agentes da PRF.