O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a Inteligência Artificial (IA) tem impacto no Judiciário e é preciso uma regulação para “progredir sem medo”. A declaração foi dada durante a palestra “Inteligência Artificial no Judiciário: Inovação e Desafios na Era Digital”, realizada no Brasília Palace Hotel, em Brasília, na quarta-feira (23).
Na análise de Barroso, a IA não vai assumir o papel do juiz, mas irá modificá-lo e lembrou que a mesma situação ocorreu com pessoas que se recusaram a migrar da máquina de datilografar para o computador. “Quem não utilizar a inteligência artificial vai ficar para trás”, afirmou Barroso.
Conforme o presidente do STF, a ferramenta tem riscos e por isso existe a necessidade de regulação. “A seu ver, é preciso regular a inteligência artificial para proteger a igualdade, a liberdade e a democracia e combater a desinformação e os discursos de ódio. Tenho uma visão positiva e construtiva do uso da IA pelo Judiciário. Precisamos trabalhar sem medo do progresso”, concluiu o magistrado.