A Rússia demonstrou apoio à Dilma Rousseff (PT) no novo comando do Banco de Desenvolvimento (Banco do Brics) durante uma reunião da Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) realizada na terça-feira (22), em Kazan, cidade russa.
Conforme o G1, a declaração foi feita nos bastidores da reunião. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou com Dilma e elogiou a sua gestão no comando do Banco. A ex-presidente assumiu a liderança da instituição financeira em março de 2023 para terminar o mandato de Marcos Troyjo, indicado por Jair Bolsonaro (PL) em 2020. Ela foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em fevereiro de 2023 e tomou posse em abril.
O Banco do Brics foi criado em 2015 e tem sede em Xangai (China). A instituição de fomento multilateral compete com o Banco Mundial e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. É uma fonte para empréstimos, financiamentos e assistências técnicas para projetos de integrantes do bloco econômico e demais países em desenvolvimento.