Apesar de Alagoas ter somado aos estados do Nordeste e dado vitória ao presidente Lula nas eleições de 2022, a capital alagoana foi a única na região em que o ex-presidente, Jair Bolsonaro, venceu. É focado nessa maioria voltada à direita política, concentrada em Maceió, que o Partido dos Trabalhadores (PT) deseja colocar um candidato representando a esquerda do município na disputa pela Prefeitura.
Há poucos obstáculos para que isso se concretize, já existem dois nomes como possibilidades. No momento, a alta cúpula do partido no estado está trabalhando para convencer os petistas alagoanos a entrarem nessa corrida. Vencendo esta etapa, basta convencer o restante da liga a qual o PT pertence (PCdoB e PV) e obviamente, conquistar o aval do governador Paulo Dantas (MDB).
Entre os defensores da candidatura majoritária do partido, estão o deputado federal, Paulão e o deputado estadual Ronaldo Medeiros. Ambos estão aptos e dispostos a ir para a linha de frente como oponente de JHC. Qual será escolhido, ainda não sabemos. Seus nomes são falados como meras possibilidades que estão em cima de outra possibilidade – a candidatura majoritária do PT. O que se tem certeza é que esse seria um ótimo caminho para fortalecer a legenda da esquerda alagoana na capital e no estado.