8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

PSDB perde último governo estadual e fica sem comando após quase quatro décadas

O PSDB deixou de comandar qualquer Estado brasileiro pela primeira vez em quase quatro décadas. O último governador tucano em exercício, Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, deixou a sigla e se filiou ao Progressistas na última semana. Antes dele, Raquel Lyra (Pernambuco) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) também haviam trocado o PSDB por outros partidos neste ano de 2025.

O partido viveu seu auge em 2010, quando administrava oito Estados. Desde então, acumulou perdas sucessivas, com destaque para São Paulo, reduto tucano por mais de duas décadas. Entre 1994 e 2018, os tucanos venceram todas as eleições paulistas, mas foram derrotados em 2022 por Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado por Jair Bolsonaro.

Além da força nos governos estaduais, o PSDB foi protagonista nacional com dois mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995–2002). A legenda chegou a ter uma das maiores bancadas do Congresso e governou 18% das cidades do país. Hoje, fora do poder, tenta se reorganizar em meio à migração de quadros para partidos como PSD, PL e PP.