O Programa Saúde da Gente, iniciativa da Prefeitura de Maceió, está levando diversos atendimentos de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir desta segunda-feira (24), os bairros de Riacho Doce e Benedito Bentes receberão os serviços do programa, que permanecerá atuante até o dia 30 de julho.
Saúde da Mulher: A frente de Saúde da Mulher estará disponível no bairro do Bom Parto, na Rua Dr. Leite Júnior. As mulheres poderão usufruir de consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de realizar exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, e solicitar mamografia. O atendimento também inclui suporte psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros serviços.
Saúde Infantil: Os atendimentos de Saúde Infantil serão concentrados no Papódromo, localizado na Avenida Senador Rui Palmeira, no bairro Vergel do Lago. Nesse ponto, a equipe oferecerá vacinação, atendimento pediátrico e de enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento para unidades de saúde para realização do teste do pezinho e da orelhinha.
Saúde Animal: A frente de Saúde Animal continua disponibilizando vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação. Os serviços acontecem diariamente, das 8h às 20h, também no Papódromo, ao lado da tenda da Saúde Infantil.
Saúde nas Grotas: O Programa Saúde da Gente alcança as comunidades mais vulneráveis da capital com a frente de Saúde nas Grotas. Nessa iniciativa, as localidades beneficiadas incluem Grota Vale da Esperança (Antares), Grota da Paz (Benedito Bentes 2), Feitosa, Grota do Gelo (Jacintinho), Caetés (Benedito Bentes) e Grota Bom Jesus (Henrique Equelman).
Saúde Mental: Os serviços de Saúde Mental continuam sendo oferecidos de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil).
Para ter acesso aos serviços de saúde, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. O programa visa atender às necessidades de saúde da população mais vulnerável, garantindo o acesso aos serviços essenciais de forma abrangente e descentralizada. A Prefeitura de Maceió reforça a importância de participação ativa da comunidade, aproveitando a oportunidade de receber cuidados de saúde adequados e necessários.