18 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Professor da Ufal e servidor do Governo: quem é Luiz Dantas, acusado de participação no desvio de R$ 100 milhões do SUS em Alagoas

O servidor da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) Luiz Dantas Vale, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desde 1987, é apontado pela Polícia Federal como um dos supostos principais operadores financeiros de um esquema de desvio e lavagem de recursos públicos do SUS. As investigações indicam que o montante desviado pode ultrapassar R$ 100 milhões.

Luiz Dantas tomou posse no Conselho Estadual de Comunicação Social (Consecom-AL) ainda em agosto de 2025, após o Governador  Paulo Dantas reativar o orgão. Apesar do mesmo sobrenome, Luiz e Paulo Dantas não possuem vínculos familiares.

O caso levou ao afastamento de Gustavo Pontes de Miranda do cargo de secretário estadual de Saúde, por determinação do governador Paulo Dantas (MDB), até a conclusão das apurações. Documentos obtidos pela imprensa indicam que uma denúncia anônima deu início às investigações, detalhando o funcionamento do esquema e citando os supostos envolvidos.

Segundo a PF, além de Luiz Dantas, uma mulher apontada como suposta amante do ex-secretário também teria participação na movimentação dos recursos desviados. As investigações seguem em andamento para apurar responsabilidades e o fluxo do dinheiro público.

Nos últimos dias, Luiz Dantas Vale esteve envolvido em um episódio de confronto com vereadores de Maceió durante uma tentativa de intermediação sobre um programa de equoterapia para crianças com autismo. Na ocasião, os vereadores David do Emprego (União Brasil) e Caio Bebeto (PL) afirmaram ter sido impedidos de acessar a Sesau.