Imagens de câmeras de segurança de uma escola flagraram um professor ameaçando, com um cinto, um aluno de 12 anos, com autismo. Nas imagens, dá para ver o menino acuado pelo professor, que parece gritar com ele. O episódio ocorreu em Parelheiros, zona sul de São Paulo.
Na frente do estudante estava o professor auxiliar, contratado exclusivamente para acompanhar o aluno em sala de aula. Patrícia, mãe do estudante, tinha conseguido na justiça esse professor auxiliar para dar apoio ao filho nas aulas, porém no momento do ocorrido o profissional não fez nada para impedir o professor.
Em entrevista, Patrícia descreveu a mudança de comportamento do filho após o episódio. “Estava diferente. Estava sem voz, nervoso, pálido. Não falava coisa com coisa, estava muito confuso”, disse a mãe. O professor auxiliar, contudo, disse à mãe que nada de mais havia acontecido.
Patrícia só soube o que houve após ter sido contatada pela mãe de outra aluna, que presenciou a atitude do professor e o menino chorando. “Eu fiquei revoltada”, disse. Ela procurou a escola, que inicialmente negou a ameaça.