9 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Presidente Lula Lula veta PL da Dosimetria de forma integral durante evento do 8 de janeiro

O presidente Lula vetou integralmente o projeto de lei da Dosimetria nesta quinta-feira (08) durante evento que marca três anos dos ataques aos três poderes em Brasília. A proposta aprovada pelo Legislativo reduzia penas dos condenados pelos atos criminosos de 2023 e dos que planejaram um golpe de Estado em 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
 
O evento, que tem como objetivo “reforçar os valores da democracia”, se dá em um momento em que políticos de direita do país defendem a redução de penas.
Com mais de 800 condenações pelo STF (Supremo Tribunal Federal), os julgamentos relacionados ao plano de golpe de Estado também resultaram na prisão de Bolsonaro, considerado o maior nome da direita brasileira, e de generais das Forças Armadas.
 
O PL da Dosimetria altera regras da Lei de Execução Penal e prevê mudanças no cálculo das penas. Na prática, o texto altera a forma como as penas são somadas quando um réu é condenado por mais de um crime cometido no mesmo contexto, proibindo esse tipo de conta.
 
Dessa forma, quando, por exemplo, os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado são praticados juntos, apenas a penas mais grave é aplicada, e não a soma das duas.