8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Presidente e Senadora batem boca na CPMI do INSS

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou os trabalhos nesta terça-feira (26) com clima de tensão. Logo na abertura, o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), repreendeu jornalistas presentes, o que gerou reação imediata da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Eliziane classificou a postura de Viana como uma forma de “censura” à imprensa. A parlamentar, que também é jornalista, destacou que os profissionais têm liberdade para divulgar informações e que cabe aos parlamentares se resguardar quando necessário. “A gente não pode criar uma certa censura para estes jornalistas”, disse.

Em resposta, Carlos Viana negou qualquer tentativa de restringir a atuação da imprensa, mas afirmou que dados pessoais obtidos em quebras de sigilo estarão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados. Segundo ele, veículos que divulgarem esse tipo de conteúdo poderão ter suas credenciais suspensas, embora garantisse transparência em relação às informações da CPMI.