Maceió, 05 de abril de 2025.
Tempo: 🌡️ 24°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Presidente do Sindpol critica governo de Alagoas e reforça mobilização dos policiais civis

SindPol

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Jânio Barbosa concedeu, nesta terça-feira (18), uma entrevista exclusiva ao Agora Alagoas, destacando a mobilização da categoria na Delegacia-Geral, no bairro de Jacarecica, em Maceió. Durante a entrevista, ele reforçou a importância da Polícia Civil para a segurança pública do estado e criticou o governo por não cumprir o acordo de majoração da carga horária.

A mobilização inclui a entrega dos cargos de chefia, um protesto contra as condições de trabalho dos policiais civis. Segundo o presidente do Sindpol, os chefes de polícia desempenham funções essenciais, como organização de operações e investigações, além das atribuições regulares, chegando a trabalhar até 96 horas semanais.

“A Polícia Civil funciona porque esses chefes assumem a delegacia e organizam tudo. Mas hoje trabalhamos 40 horas e recebemos por 30. Essa entrega de cargos é para mostrar que não faremos esse serviço extra sem a devida valorização”, afirmou.

A demora do governador Paulo Dantas em concluir o acordo tem prejudicado o funcionamento da Polícia Civil e impactado operações importantes, como as ações da Seção de Capturas. A categoria reivindica a compensação financeira pelo aumento da jornada de trabalho, vigente desde 2003, e mantém a Operação no Ritmo do Acordo, que impõe restrições operacionais para garantir que o trabalho seja realizado dentro da legalidade e segurança dos agentes.

A mobilização foi aprovada em assembleia geral e segue até que o governo apresente uma solução para a categoria.