A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC) iniciou, nesta quarta-feira (25), a instalação de 10 totens de segurança em pontos estratégicos de Maceió. O controle será realizado através da Central Integrada de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCM).
Nesta primeira etapa, os totens de policiamento serão instalados nas principais entradas da cidade e em locais estratégicos, como o Marco dos Corais, Corredor Vera Arruda, Parque Linear do Benedito Bentes, Rota do Mar, Parque Centenário, Rua do Comércio e no Parque da Lagoa.
“É a primeira vez que utilizamos esses totens de segurança, com câmeras de videomonitoramento, e estamos muito satisfeitos em trazer mais tecnologia e segurança para áreas públicas. Com o apoio da nossa Guarda Municipal, vamos garantir a segurança da população, utilizando viaturas, totens e inteligência para esclarecer crimes e também inibir aqueles que pretendam cometer qualquer ato ilícito”, explicou o prefeito de Maceió, JHC.
De acordo com a subsecretária de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, a eficácia dos equipamentos já é comprovada em diversas cidades onde foram implantados. “Os totens eletrônicos serão mais um instrumento de ostensividade na segurança da nossa cidade. Com eles, será possível acompanhar a situação de cada local em tempo real, além de oferecer um botão de pânico de comunicação direta com a população”, explica.
O titular da SEMSC, Eduardo Marinho, diz que os totens serão um reforço para a rede de videomonitoramento de Maceió que já conta com 99 câmeras instaladas pelo DMTT e também das mais de 2 mil câmeras de segurança das escolas municipais e unidades de saúde. “A presença dos totens reduzirá a criminalidade nesses locais estratégicos, além de levar a sensação de segurança à população com a presença permanente de postos eletrônicos de policiamento 24h, aumentando a rede de monitoramento nas vias, praças, escolas e de unidades de saúde de Maceió”, disse o secretário.
Os totens eletrônicos são equipamentos modernos e trazem para Maceió mais uma característica das Smart Cities, posicionando a capital alagoana no rol de cidades com tecnologias de ponta na área da Segurança Pública.
“Com quatro metros de altura, os equipamentos reúnem várias funcionalidades em um único dispositivo, incluindo estrutura robusta, sistema de giroflex que remete às viaturas policiais, comunicador de alta potência que envia alertas à população e mensagens automáticas de áudio para campanhas educativas e orientativas, além da captura de imagens em 360° simultâneas”, conta Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento dos totens de segurança.