Um desperdício de milhares de reais e um total descaso, é assim que se pode definir o cenário que se encontra a creche Cria do Jacintinho, em Maceió. Com as obras finalizadas desde 2022, a creche, construída pelo Governo de Alagoas, nunca chegou a ser entregue oficialmente. Enquanto isso, centenas de crianças permanecem sem acesso à educação infantil.
De acordo com a gestão de Maceió, o Estado argumenta a não entrega da creche sob justificativa de entraves burocráticos relacionados à titularidade do terreno.
Contudo, segundo a prefeitura, seis terrenos já foram doados ao Estado para que creches fossem erguidas, porém, até então, nenhum obra foi entregue. “O Município abriu processo para ocupação de solo, selecionou os imóveis e fez um Termo de Emissão de Posse, mas o Estado não utilizou os espaços’’. O Governo do Estado, por sua vez, alegou, através da Secretaria de Educação (Sesau), que os seis terrenos nunca foram doados.
Entrevistada pelo Jornal de Alagoas, Edna, de 48 anos, moradora da Grota do Cigano se mostrou indignada com a situação, ‘’Essa creche fechada é um absurdo. Ela deveria estar aberta para as mães trabalharem e os meninos estudarem. Mas nunca entrega, dizem que é hoje, que é amanhã, e nunca chega’’, desabafou.
‘’Deviam dar uma data concreta para abrir essa creche. […] essa creche tem que ser aberta para as mães trabalharem à vontade. Agora essa creche nunca abre, tudo pronto, mas nunca abre. Tudo pronto aí dentro’’, lamentou Maissa de 27 anos ao JA.