O prefeito de Pontes e Lacerda (MT), Alcino Barcelos (Republicanos), anunciou em um vídeo nas redes sociais que as celebrações do Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, estão proibidas na cidade. A decisão foi tomada após uma mãe de aluno da rede municipal ter feito uma denúncia sobre o evento do Dia das Bruxas marcado na escola. O prefeito afirmou que “não vai ter a festa, e vamos apurar os fatos. Halloween e Dia das Bruxas não fazem parte da cultura brasileira nacional”.
Alcino Barcelos também argumentou a respeito da origem da festa, dizendo que “temos no berço das escolas crianças filhas de evangélicos, católicos, espíritas, que a gente tem que respeitar a todos. O Estado é laico, e escola é lugar de aprender”. Ele ainda completou dizendo que “se alguém comprou fantasia, não vai poder entrar. Deixa isso pra jovem”.
O Halloween é uma celebração popular religiosa que antecede o Dia de Todos os Santos e é comemorado em diversos países. No Brasil, é comum que escolas organizem festas e aulas sobre o tema, já que também é considerada uma festa cultural do país.