A prefeita de Barra de Santo Antônio, Lívia Carla, participou ativamente da audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (06), para discutir a mortandade de peixes no rio Santo Antônio. O evento, convocado pelo presidente da Comissão, deputado Delegado Leonam (União Brasil), reuniu representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Prefeitura, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Colônia de Pesca local, além da equipe da Usina Santo Antônio, para debater soluções para esse problema recorrente que impacta a fauna e a comunidade ribeirinha.
Durante a audiência, o professor Emerson Soares, da Ufal, apresentou dados sobre a presença de poluentes, incluindo agroquímicos, nas águas do rio, apontando para a possível causa da mortandade dos peixes. A técnica de laboratório do IMA, Ana Karina Pimentel salientou as operações realizadas pelo IMA que resultaram na autuação da usina e de uma carcinicultura local por lançamento irregular de efluentes. Foi emitida uma intimação para que os envolvidos elaborem um plano de recuperação da área degradada, protegendo a mata ciliar do rio Santo Antônio.
A prefeita Lívia Carla expressou sua preocupação com a situação dos pescadores e marisqueiras, cujas atividades foram prejudicadas pela mortandade de peixes. Ela destacou a necessidade de apoio dos órgãos fiscalizadores estaduais para resolver o problema de forma urgente. “Estamos em situação de emergência. Contamos com o apoio dos órgãos competentes para solucionar este grave problema o mais rápido possível”, enfatizou. A prefeita agradeceu a colaboração de todos os presentes na audiência e reiterou seu compromisso em trabalhar incansavelmente para preservar o rio Santo Antônio e garantir a subsistência da comunidade ribeirinha.