Um caso inusitado foi registrado em uma criação de suínos no Povoado Ponta de Pedras, na Zona Rural de Jequiá da Praia, Alagoas, após uma porca dar à luz 15 porquinhos, um dos quais nasceu com características dos dois sexos – uma condição conhecida popularmente como hermafroditismo. O filhote apresenta tanto testículos quanto vagina, o que chamou a atenção do proprietário da criação.
O criador, identificado como Léo, afirmou que só percebeu a condição especial do filhote no dia seguinte ao parto. “No dia do parto contei 14 porquinhos, limpei a área e fui para casa. Quando voltei no dia seguinte, percebi que eram 15. Um deles tinha algo diferente: ele nasceu com dois sexos. Quando fui verificar quantos eram machos e quantas eram fêmeas, fiquei surpreso com esse. Não sei se é macho ou fêmea, só sei que nasceu assim”, relatou.
A curiosa situação levou a reportagem da TV Pajuçara / Record até a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió, onde o biólogo Carlos Fernando explicou a condição. “Embora raro, esse tipo de alteração genética ocorre com certa frequência em suínos. O animal apresenta uma anomalia morfológica, mas isso não é uma doença. Ele se desenvolverá normalmente.