A Polícia Federal, em conjunto com o GAECO, lançou na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Ladinos, visando desmantelar uma organização criminosa atuante em diversos estados brasileiros. Com foco em crimes como roubos de carga, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, a operação está cumprindo mandados em Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Bahia e Pernambuco.
Foram expedidos 19 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão. Além disso, a operação determina o sequestro de bens e valores relacionados à organização, totalizando cerca de R$ 382 milhões. As investigações tiveram início em 2022, quando foi identificado o líder do grupo em um condomínio de luxo em Campinas.
Os levantamentos revelaram uma complexa rede de crimes, envolvendo falsificações e movimentações financeiras ilícitas por meio de empresas de fachada. Com penas que podem chegar a 28 anos de prisão, os membros da organização enfrentam processos por vários delitos, incluindo a integração em uma organização criminosa e a ocultação de capitais.