Uma nova lei, aprovada recentemente em Mato Grosso, gerou discussões nacionais ao determinar que cuidados íntimos de pacientes em unidades de saúde sejam realizados exclusivamente por profissionais de enfermagem do mesmo sexo. A lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 16 de junho deste ano.
Segundo o documento de autoria deputado Sebastião Rezende – Lei 12.542 – e sancionado pelo governador Mauro Mendes, a determinação é que os pacientes recebam cuidados como banho, troca de roupas e fraldas apenas por um profissional de enfermagem do mesmo sexo.
Ainda segundo o texto, os profissionais que forem responsáveis por cuidados íntimos de pacientes do sexo oposto serão realocados em suas atividades nas unidades de saúde em que atuam, sem alterações salariais.
A nova regra gerou discussões nacionais nas redes sociais, como o posicionamento do ex-BBB e enfermeiro Cezar Black. Em um vídeo publicado na terça-feira (9), Cezar chama a situação de “absurda” e afirmou que a lei trata o profissional de enfermagem com “preconceito e desrespeito”.