Foi aprovada na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (25), por 238 votos a 192, o pedido de urgência para análise do Projeto de Lei 2630 ou PL das fake news. A proposta estabelece a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.
Depois que o presidente da Câmara, Arthur Lyra (PP-AL), anunciou um acordo, os líderes decidiram votar com urgência esta noite, a proposta devera ser encaminhada até quinta-feira (27) e será submetida a uma análise substancial na próxima semana. O procedimento foi redigido para que o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) negocie as mudanças propostas pelas partes.
Na sessão dessa noite, os deputados contrários à moção votaram a favor da rejeição do acordo. Novo, PL e Frente Parlamentar Evangélica se opuseram ao voto de emergência. Todavia, Arthur Lira confirmou o voto, assegurando que era sua “prerrogativa regimental” colocar o texto na pauta do dia.
O avanço é uma vitória para a base governista de Lula, que pôs a pauta como prioridade no decorrer de sua gestão. Além disso, seus aliados também enviaram sugestões para serem acrescentadas ao projeto.