O vice-presidente Geraldo Alckmin criticou duramente a nova ofensiva dos Estados Unidos contra o Brasil, que inclui tarifas de 50% sobre exportações e uma investigação contra o Pix. Para ele, o sistema de pagamento é um “sucesso” e está sendo injustamente atacado por supostamente prejudicar empresas americanas. “Vamos explicar ponto a ponto, não há problema”, disse.
A investigação comercial dos EUA, liderada por Donald Trump, também envolve temas como propriedade intelectual e desmatamento. Alckmin afirmou que o Brasil já propôs um acordo para rever tarifas e aguarda resposta. “O interesse de alguns não pode se contrapor aos de muitos”, rebateu, cobrando urgência na negociação.
Segundo o ministro, empresários dos dois países estão mobilizados para resolver o impasse sem contaminar as relações com disputas políticas. A Câmara Americana de Comércio também defendeu o diálogo. “Queremos negociação, é urgente. Se precisar prorrogar [as tarifas], que se prorrogue. Mas tem que resolver logo”, concluiu Alckmin.











