24 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Pilotos de avião ameaçam entrar em greve às vésperas do ano -novo

Pilotos e comissários das companhias aéreas Gol e Azul entraram em estado de greve após recusarem a proposta das empresas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. A categoria pode aprovar uma paralisação total das atividades em uma nova assembleia geral convocada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

A decisão de mobilização ocorreu após uma votação realizada entre 21 e 22 de dezembro, na qual a proposta patronal toi rejeitada por uma margem apertada de 49,31% dos votos contra 49,25% a favor. A negociação não afeta a Latam, cujos funcionários já aprovaram um acordo coletivo no início de dezembro.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), que atua como mediador, apresentou uma nova proposta com reajuste salarial de 0,5% acima do INPC e 8% de aumento no vale-alimentação. Caso a greve seja aprovada, a legislação determina um prazo de 72 horas para o início efetivo da paralisação, o que pode impactar os voos nos últimos dias de 2025.

Entre as reivindicações dos aeronautas estão a recomposição salarial com ganho real de 3%, reajuste do vale-alimentação em 10% acima da inflação, melhorias na previdência privada e remuneração do tempo em solo. A categoria também pede repouso mínimo de 12 horas em hotel e pagamento em dobro da hora noturna.