O governo da Indonésia abriu uma investigação no último sábado (9) para apurar um fato inusitado: um avião com 153 passageiros que teria desviado da rota, durante trajeto entre as cidades de Kendari e Jacarta. O motivo: os pilotos teriam cochilado por cerca 30 de minutos.
O caso aconteceu no dia 25 de janeiro envolvendo o avião Airbus A320 da Batik Air, mas apenas gora, voltou à tona, após investigação preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes do país.
Entre as viagens, o copiloto disse que estava cansado após acordar várias vezes para ajudar a mulher a cuidar dos filhos. O copiloto, então, autorizou o colega a descansar por meia hora. No trajeto de volta, porém, quando o copiloto, que ficou acordado, pediu para também descansar, o pai dos recém-nascidos também cochilou.
A torre de controle tentou entrar em contato com a aeronave várias vezes, mas não obteve resposta. Os pilotos dissram que houve problema de comunicação. Apesar do caso inusitado, o avião chegou aos destinos e nenhum passageiro ficou ferido.