A Polícia Federal indiciou Rúben Dário da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, como mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. “Colômbia”, preso desde dezembro de 2022, é acusado de fornecer cartuchos, financiar a organização criminosa e coordenar a ocultação dos corpos.
Bruno e Dom estavam no Lago do Jaburu para fazer entrevistas e foram assassinados entre a comunidade São Rafael e Atalaia do Norte. Após 10 dias de buscas, um suspeito confessou e indicou a localização dos corpos, que foram confirmados como pertencentes às vítimas. A investigação revelou que os assassinatos foram motivados pelas fiscalizações que Bruno realizava na região, relacionadas à pesca e à caça predatória.
O inquérito, que inclui nove indiciados, foi enviado à Justiça, a polícia também investiga “Colômbia” por pesca ilegal e tráfico de drogas. Os criminosos ameaçavam servidores públicos e promoviam atividades que prejudicavam a fauna local e causavam danos socioambientais.