Eleitoras e eleitores surdos ou com deficiência auditiva vão contar com o auxílio da Central de Atendimento ao Eleitor Surdo em todo o Estado para as Eleições 2024.
O serviço permitirá que a pessoa surda ou com deficiência auditiva faça videochamada, em tempo real, com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para tirar dúvidas sobre localização de seções, documentos válidos para votar e outras informações para a votação.
O objetivo é reduzir as barreiras que possam impedir o exercício do voto e garantir atendimento inclusivo e acessível ao eleitorado.
Atualmente, Alagoas tem 19.124 eleitoras e eleitores com algum tipo de deficiência. Desses, 1.457 declararam ter deficiência auditiva.
“Sabemos que este quantitativo não reflete o número real de pessoas com deficiência auditiva em nosso Estado, que é bem maior, apesar de não constar no calendário eleitoral. A Central de Atendimento ao Eleitor Surdo atuou nas eleições gerais de 2022 e, este ano, estaremos de plantão durante todo o dia de votação no aguardo do contato deste público tão importante pra Justiça Eleitoral”, explicou o coordenador de Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), João Luíz Azevedo Lessa Filho.
Fonte: Assessoria