9 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Pessoas que param de usar canetas emagrecedoras ganham peso quatro vezes mais rápido do que as que fazem dieta, diz estudo

Pessoas que interrompem o uso de canetas emagrecedoras, como Mounjaro ou Wegovy, podem recuperar os quilos perdidos até quatro vezes mais rápido do que aquelas que abandonam dietas convencionais e exercícios físicos, sugere uma nova pesquisa. Dados publicados na revista científica britânica British Medical Journal indicam que pessoas com sobrepeso perdem grandes quantidades de peso ao usar as injeções — cerca de um quinto do peso corporal —, mas, após a interrupção do tratamento, recuperam em média 0,8 kg por mês.  Isso significa que elas retornam ao peso anterior ao tratamento em cerca de um ano e meio.

“As pessoas que compram esses medicamentos precisam estar cientes do risco de rápida recuperação de peso quando o tratamento termina”, alertou a pesquisadora Susan Jebb, da Universidade de Oxford (Reino Unido). Jebb ressaltou que os resultados se baseiam em ensaios clínicos, e não em situações da vida real, e que mais estudos sobre os efeitos de longo prazo das novas injeções para emagrecimento são necessários.

Os pesquisadores analisaram 37 estudos, com mais de 9 mil pacientes, para comparar as chamadas “canetas emagrecedoras” para perda de peso com dietas convencionais ou outros medicamentos. Apenas 8 dos 37 estudos avaliaram tratamentos com os novos medicamentos GLP-1, como Wegovy (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida). O período máximo de acompanhamento nesses estudos foi de um ano após a interrupção da medicação, de modo que os números são estimativas.  Segundo os pesquisadores, quem opta apenas por dieta tende a perder menos peso do que com as injeções, mas a recuperação posterior ocorre de forma mais lenta, cerca de 0,1 kg por mês, embora haja variações.