A Prefeitura de Maceió inicia, entre os dias 21 e 25 de julho, a realização da pesquisa “Sobe e Desce”, etapa fundamental para a elaboração do novo Plano de Mobilidade Urbana (PlanMobi). Conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o levantamento tem como objetivo validar os dados de bilhetagem eletrônica, identificando os principais pontos de embarque e desembarque dos passageiros que utilizam ônibus na capital.
A pesquisa será feita diretamente dentro dos veículos, com a presença de equipes técnicas uniformizadas com coletes e crachás. Dez linhas do sistema de transporte público urbano foram selecionadas para a coleta de dados: 069 – Clima Bom/Centro (via Farol), 113 – Eustáquio Gomes/Trapiche (Centro–Vergel), 223 – Ipioca/Vergel (via Ponta Verde), 226 – Ipioca/Trapiche (via Poço), 601 – Benedito Bentes/Jatiúca (via Rota do Mar), 604 – Eustáquio Gomes/Cruz das Almas (via UFAL–Rotary), 704 – Benedito Bentes/Ponta Verde/Farol, 709 – Chã da Jaqueira/Ponta Verde/Mutirão, 716 – Clima Bom/Ponta Verde/Farol e 727 – Eustáquio Gomes/Ponta Verde (Village II).
As informações coletadas vão embasar diagnósticos e propostas para reorganização dos itinerários, reforço nas linhas mais movimentadas e diminuição do tempo de espera nos pontos. A iniciativa faz parte de um conjunto de estudos contratados pela gestão municipal para garantir um sistema de transporte mais eficiente, acessível e sustentável.
Segundo o diretor-presidente do DMTT, André Santos de Alcântara Costa, a colaboração da população é fundamental para o sucesso da ação. “A pesquisa é essencial para entendermos como os maceioenses usam o transporte público. Quanto mais real for o levantamento, melhores serão as soluções que poderemos implantar”, afirmou.













