Apesar de não poder ser comparado com um treino na academia, o sexo pode ser considerado uma atividade física. “Atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos que nos causa um gasto energético acima do que teríamos em repouso: andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, fazer sexo…”, explica o personal trainer Sidney Muniz.
Além do ato em uma forma geral, existem posições específicas que, quando praticadas, podem aumentar o gasto calórico. De acordo com uma pesquisa realizada pela GolfSupport.com, a posição campeã em queima calórica é a “batedeira”.
A posição consiste em uma pessoa apoiada em uma postura de “meia vela”, segurando o quadril; enquanto a outra a penetra em pé, com os joelhos flexionados. Não chega a ser uma das representantes do Kama Sutra mais fáceis de se colocar em prática, porém, em 30 minutos, pode chegar a gastar 179 calorias para quem é penetrado e 211 para quem penetra.
O top 5 completo da pesquisa aponta as seguintes posições sexuais:
- Agachamento, quem está por cima consegue queimar cerca de 188 calorias ao longo de 30 minutos, enquanto quem está por baixo queima 50;
- Cowgirl, são 122 calorias que vão embora durante a transa;
- Carrinho de mão, quem está com as mãos no chão chega a queimar 149 calorias, enquanto quem penetra queima 167;
- Em pé, pode fazer você queimar até 198 calorias.