Parceria entre UFAL e USP busca fortalecer a educação básica de Alagoas

Imagem: Reprodução

Uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP), permitiu que 10 municípios de Alagoas recebessem um conjunto de formações e atividades presencias, em Maceió, para analisar os dados educacionais das redes de ensino e traçar planos de ação que melhorem a educação básica.

PUBLICIDADE


Para a reitora honorária da Ufal e atual responsável pela parceria com a Cátedra no estado, Ana Dayse Dorea, é preciso conhecer os reais desafios dos estudantes. “Considero que nós na Universidade temos responsabilidade: em Alagoas o analfabetismo ainda é muito alto, mas somos nós que formamos os alfabetizadores. Precisamos conhecer melhor os desafios reais das escolas e saber ajudar para termos resultados de qualidade”, defendeu.

O trabalho foi estabelecido no Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo. O objetivo é contribuir para a qualidade da aprendizagem nos municípios de Atalaia, Jundiá, Feliz Deserto, Cacimbinhas, Olho D’Água das Flores, Quebrangulo, Pão de Açúcar, Piranhas, Pilar e Paripueira.

Curso de Análise de Dados

Uma das atividades do semestre foi o curso presencial de Análise de Dados, voltado para técnicos das secretarias. No final de junho, as equipes receberam materiais teóricos disponíveis em aulas online, preparadas pelos profissionais da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira. Após conhecer o conteúdo, os 25 técnicos se deslocaram de seus municípios até Maceió, para passar por três dias de trabalho prático, conhecendo novas ferramentas e realizando análises concretas para interpretar dados educacionais.

Todos os direitos reservados