A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (18/2) a Campanha da Fraternidade 2026 com o tema “Fraternidade e Moradia”. Em carta enviada aos fiéis brasileiros, o papa Leão XIV escreveu sobre a necessidade de refletir sobre a dura realidade das pessoas que não têm acesso à moradia digna.
A carta foi escrita pelo pontífice na última quarta-feira (11) e publicada pelo Vaticano nesta quarta (18) para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026. Para o papa, esse é o momento em que a comunidade de fé “dirige a sua ação pastoral e caritativa aos pobres”.
“É meu desejo que a reflexão sobre a dura realidade da falta de moradia digna, que afeta tantos irmãos nossos, leve não somente a ações isoladas sem dúvida, necessárias, que venham de modo emergencial em seu auxílio, mas gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor generosamente nos concede não pode restringir-se a um período do ano, a uma campanha ou a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante, que nos compromete a ir ao encontro de Cristo presente naqueles que não tem onde morar”, disse papa em carta ao Brasil.
Leão espera que a campanha inspire autoridades governamentais a promover políticas públicas para promover melhorias significativas nas condições de habitação.









