O empresário Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar Jr., recebeu voz de prisão por desacato à autoridade após discutir com a secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto, nesta quinta-feira (22).
A discussão ocorreu durante a interdição de uma obra que está ocorrendo na casa do jogador Neymar, no Condomínio Aero Rural, na cidade da Costa Verde fluminense. A ordem veio após denúncia de que houve desmatamento, a quebra de rochas e o desvio de um rio na execução da obra.
Durante o bate-boca, Neymar Santos irritou-se e disse, em tom desrespeitoso, “Que prender o quê? Eu estou dentro da minha casa, você está maluca? Você não tem nem autorização para entrar aqui dentro”. Após alguns minutos a secretária voltou atrás na sua decisão, “Vou liberar o senhor, espero que, da próxima vez, o senhor seja um pouco mais educado porque a gente está aqui cumprindo com o nosso trabalho, eu cheguei com toda a educação. Mas, por ora, o senhor está liberado. A gente vai cumprir os atos e vamos buscar regularizar esse empreendimento”, disse.
De acordo com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o empresário pode receber uma “multa que, segundo estimativas e diante do dano ambiental causado, não será menor que R$ 5 milhões”.
Confira as infrações ambientais encontradas:
- desvio de curso de água;
- captação de água de rio sem autorização;
- captação de água para lago artificial;
- terraplanagem;
- escavação;
- movimentação de pedras e rochas sem autorização;
- aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.