8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Paciente internado com elefantíase, deixa CTI para ver o sol pela primeira vez

Um momento de emoção tomou conta do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Divinópolis, nesta semana. Cássio Murilo Teixeira, paciente de 43 anos em tratamento contra elefantíase e com complicações respiratórias, foi içado pela equipe médica e de enfermagem até o corredor do hospital para sentir o sol após dias de internação.

O gesto, registrado em vídeo, mostra a equipe utilizando uma cadeira adaptada para levantar Cássio até uma abertura do corredor. Por alguns minutos, ele ficou sentado apreciando a luz e o calor do sol, enquanto profissionais se emocionavam com a reação do paciente.

Segundo o hospital, Cássio permanece internado e recebe cuidados contínuos para o controle da elefantíase e das complicações respiratórias, sem previsão de alta.

A elefantíase, também chamada de filariose benigna, é uma condição crônica que causa inchaço extremo em membros, como pernas, braços ou genitais, devido à obstrução dos vasos linfáticos. O tratamento envolve higiene rigorosa, medicações, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Pacientes com a doença enfrentam limitações físicas severas e risco de infecções secundárias, fatores que impactam diretamente na qualidade de vida.