A Operação Línguas Sujas, que é executada através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizou um flagra de transbordo de esgoto de uma rede de saneamento da empresa BRK, que estava desaguando na galeria de drenagem, que vai parar no mar. O flagra ocorreu nesta quarta-feira (03), no bairro Jatiúca, em Maceió/AL.
A equipe identificou o transbordo através de uma boca de lobo instalada na calçada de um prédio residencial, na Avenida Álvaro Otacílio. Os técnicos observaram que a rede de esgoto estava entupida, de forma que estava levando os dejetos para a calçada e o líquido contaminado estava se direcionando para a galeria de águas pluviais.
“Isso significa que o material da rede coletora de esgoto estava sendo destinado para o mar, por meio da rede de drenagem, o que caracteriza uma infração ambiental. A galeria foi feita apenas para fazer o escoamento da água da chuva para o mar, naquela região”, explica o coordenador de Drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas. A empresa foi autuada pela Prefeitura de Maceió e deverá realizar os reparos.