Search
Close this search box.
Search

Operação iFraud é deflagrada em Maceió para combater importação ilegal de smartphones

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (1º) a operação iFraud, com o objetivo de combater a importação e comércio ilegal de smartphones. A ação envolveu o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, incluindo a capital alagoana, Maceió. A operação tem como alvo um influenciador digital que ensinava a importação irregular de produtos dos EUA, sem o pagamento dos tributos devidos.

PUBLICIDADE


O influenciador, com mais de 600 mil seguidores, além de fornecer smartphones importados de forma ilícita, coordenava uma rede de cúmplices que realizava a distribuição dos aparelhos. A investigação revelou que sua empresa, em 2023, movimentou R$ 45 milhões e adquiriu criptomoedas como parte de um esquema de lavagem de dinheiro. Nos primeiros meses de 2024, a empresa comercializou mais de 3 mil aparelhos sem nota fiscal.

Os mandados cumpridos em São Paulo e Maceió buscam apreender provas adicionais dos crimes, além de identificar outros envolvidos na organização. A Receita Federal já interceptou duas remessas de celulares sem documentação de origem lícita. A Polícia Federal ainda não divulgou novos detalhes sobre as operações realizadas na capital alagoana.

Todos os direitos reservados