Maceió, 30 de abril de 2025.
Tempo: 🌡️ 30°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Operação em Alagoas combate comunicação de detentos com ambiente externo

Uma operação foi deflagrada pela Polícia Penal de Alagoas com o objetivo de impedir que haja qualquer comunicação entre organizações criminosas no Sistema Prisional e ambiente externo. Denominada “Operação Mute”, a ação tem abrangência nacional, por meio do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).

“É uma das maiores operações de combate ao crime dentro das unidades prisionais, que visa a retirada de qualquer meio de comunicação dos reeducandos com o meio externo, como também qualquer ilícito que se encontre, como drogas e armas dentro do sistema prisional”, explicou Carlos Voss, Secretário Executivo de Gestão Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Em Alagoas, os alvos são três presídios e 40 policiais penais mobilizados. Estão nas metas a apreensão de celulares e outros dispositivos eletrônicos que possibilitem coordenação de crimes, troca de informações e ordem de facções criminosas, para que extorsões, homicídios e tráfico de drogas sejam reduzidos. Alguns desses crimes partem de pedidos feitos por integrantes que estão detentos.