Search
Close this search box.
Search

OMS decreta fim da ‘emergência sanitária global’ da Covid-19

 

PUBLICIDADE


A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, na última sexta-feira (5), que a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, após a 15ª reunião do Comitê de Emergência para a Covid-19. O status de “emergência em saúde global” tinha sido atribuído em janeiro de 2020.

De acordo com a OMS, nos últimos três anos, a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2 ocasionou 765,2 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes. Para especialistas, a desigualdade na aquisição a testes e acesso ao sistema de saúde satisfatório tornam estes números ainda mais subnotificados. Baseado nesta informação, Tedros alega que o total de óbitos deve ser “várias vezes maior” – com a estimativa de pelo menos 20 milhões.

Uma das regiões mais afetadas pela doença é o Brasil, onde o vírus se instalou no país em fevereiro de 2020. A nação registrou mais de 37,4 milhões de infecções e 701,4 mil mortes até 26 de abril, segundo o Ministério da Saúde. A crise da Covid no Brasil tornou-se conhecida mundialmente por causa dos grandes debates políticos, além de omissões e negacionismo por parte da liderança de Jair Bolsonaro (PL), que chegou a questionar o uso de medidas preventivas como máscaras e também a segurança das vacinas.

 

Todos os direitos reservados