A 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realiza neste sábado (25) a prova da segunda fase, com a participação de mais de 900 mil estudantes em todo o país. Em Alagoas, o desempenho na edição anterior serve de estímulo: 78 alunos da rede estadual conquistaram medalhas, sendo 22 premiados também nas esferas estadual e nacional.
Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep é considerada uma das maiores competições científicas do Brasil, reunindo anualmente estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Na primeira fase deste ano, realizada em 3 de junho, mais de 18,6 milhões de alunos participaram, representando 99,93% dos municípios brasileiros e mais de 57 mil escolas.
A segunda fase será composta por seis questões discursivas, com duração de três horas. As provas começam às 14h30 (horário de Brasília), e os participantes devem comparecer com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento de identificação.
Segundo o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, essa é a etapa mais aguardada pelos competidores. “É quando muitos estudantes veem a chance de transformar o esforço em conquistas concretas — inclusive em oportunidades acadêmicas”, afirmou.
O resultado final, com a relação dos medalhistas e premiados da 20ª Obmep, será divulgado no dia 22 de dezembro.








