O Observatório da Desinformação no Estado de Alagoas foi lançado, na tarde desta quarta-feira (26), durante as atividades do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), no hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, em Maceió (AL). A iniciativa tem o objetivo monitorar, identificar, analisar e combater a propagação de notícias falsas eleitorais, além de incentivar a educação midiática nas instituições.
A iniciativa foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e a Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas (SECOM-AL), além dos Ministérios Públicos.
O Observatório será conduzido por um Comitê Gestor, composto por representantes das instituições envolvidas. A UFAL será responsável pelo desenvolvimento de estudos e formação de recursos humanos e o TRE-AL contribuirá com dados sobre o processo eleitoral e a coordenação das iniciativas.
Enquanto o TJ-AL oferecerá suporte jurídico sobre as punições legais da desinformação, e o MPF e o MP Eleitoral atuarão na identificação de possíveis crimes eleitorais relacionados à propagação de fake news. Já a SECOM-AL será responsável pela divulgação de campanhas educativas, integradas ao Núcleo da Integridade da Informação, projeto lançado também no evento.