22 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

OAB/AL recebe Selo Alagoas pelo Clima em reconhecimento às ações sustentáveis

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) recebeu, nesta terça-feira (20), o Selo Alagoas pelo Clima, em solenidade realizada na Casa da Indústria. A  premiação reconhece instituições compromissadas com a educação ambiental, que adotam ações sustentáveis no estado e promovem a descarbonização. Esta foi a primeira edição da certificação, entregue pelo Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

Presente ao evento para receber o prêmio, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes,  comemorou a certificação. “Estamos muito felizes com a entrega do Prêmio, que reconhece, sobretudo, as ações das instituições que trabalham em prol da sustentabilidade. É um compromisso que temos permanentemente”, disse.

O objetivo da premiação é, justamente, incentivar e promover práticas ambientais mais sustentáveis. Para o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Urbanística da OAB/AL, Gilvan Albuquerque, o selo é fruto do trabalho que vem sendo desempenhado, nos últimos anos, pela instituição.

“Temos muito a comemorar. Nos últimos anos, estamos trabalhando melhor a questão da reciclagem. Nossos eventos são sempre com materiais sustentáveis, para evitarmos mais agressão ao meio ambiente. Para ter ideia, já coletamos mais 6 toneladas de materiais recicláveis, que foram produzidos pela OAB/AL durante esses anos. Além disso, estamos focados nas políticas de carbono, utilizando veículos elétricos e instalando placas de energia solar, que é uma fonte renovável”, destacou Gilvan.

O Selo Alagoas pelo Clima utiliza a metodologia GHG Protocol, que recomenda diretrizes para que as organizações reduzam as emissões de carbono e, assim, consigam mitigar os impactos do efeito estufa. A certificação é feita em três categorias: Ouro, Prata e Bronze. Nesta edição, a OAB/AL foi premiada na categoria Prata, após comprovar as ações desenvolvidas, que incluem as recomendações do protocolo utilizado pelo Selo e a análise da licença ambiental, das certidões e dos documentos exigidos no processo.