Com talento, sensibilidade e uma trajetória que enche de orgulho a população de Traipu, a Banda Municipal Mestre Antônio Basílio ativou o modo filarmônica e levou muita música e encanto para a Arena Cultural da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos.
A apresentação celebrou não apenas a força da música da Cidade dos Músicos, mas também a identidade e a história de Traipu, arrancando aplausos do público e reafirmando o papel da banda como um verdadeiro patrimônio cultural, capaz de representar com excelência o talento e a alma do povo traipuense.
Os músicos traipuenses apresentaram um repertório tipicamente nordestino, com clássicos da MPB e do forró. O som atraiu o público da feira que aos poucos foi chegando à arena.
“A banda é excelente, a apresentação foi perfeita e as músicas escolhidas são conhecidas, mas fogem do óbvio. Muito bom! Na hora do forró deu uma vontade danada de dançar”, disse a professora, Simone Dantas, que mora em Maceió e estava visitando a feira.
Orgulhoso, o prefeito Lucas Santos acompanhou o final da apresentação e destacou o talento da banda municipal. “Traipu é a Cidade dos Músicos e ter uma com esse nível técnico, artístico e cultural é inerente à cidade. Os músicos são extremamente talentosos e o nosso maestro conduz tudo de forma perfeita. Nós não poderíamos deixar de trazer nossa tradição mais antiga e singular, que nos dá nome e nos distingue, para um evento como este, que é uma oportunidade de apresentarmos Traipu para todo o estado”, disse.
Visitas ilustres e arte ao vivo
O segundo dia da participação de Traipu na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos foi ainda mais movimentado no estande. Além de todos os produtos comercializados – redendê, bordados, roupas, peças em madeira, barro, argila, crochê, roupas, mel, farinha, entre outros- o artista e escultor, Ronaldo Melo, estava na entrada do estande esculpido uma peça em argila. A obra escolhida pelo foi de uma rendeira de Bilro.
“Pra mim é uma honra está expondo meu trabalho, inclusive, ao vivo aqui, em um evento tão importante para a cultura e artistas dos municípios de Alagoas. Comecei fazendo desde criança, fazendo bolinhos de barro na margem do Rio São Francisco e hoje, isso é o trabalho que eu gosto, que eu tenho prazer. Minhas criações são inspirações que tenho na hora, são peças exclusivas. A maioria são feitas por encomenda. Eu estou feliz demais em estar aqui e tendo essa oportunidade de mostrar o meu trabalho”, afirmou o escultor.
A conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), Renata Calheiros, se encantou com o processo criativo de Ronaldo e com os produtos expostos e comercializados no estande de Traipu. Ela afirmou que visitou a cidade há muitos anos e que se surpreendeu com as tradições de arte e cultura que o município possui.
“Fui a Traipu há muitos anos, mas não sabia da tradição do artesanato. Sei que é um município ribeirinho muito forte, mas não conhecia o trabalho do artesanato feito pelo Ronaldo. Um trabalho muito autêntico, ligado às raízes e às tradições locais. É muito bom a gente se encantar com tantas riquezas do município. Vi também que tem as rendas, o redendê, o barro, o crochê e é muito importante fomentar essas atividades artesanais, fomentando também a geração de renda no município, fazendo com que ele tenha uma identidade visual e uma arte consolidada. Traipu está de parabéns”, disse Renata Calheiros.
Além de Renata Calheiros, também visitaram e passaram pelo estande de Traipu: o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio Bittencourt; o deputado federal Luciano Amaral; o chef Wanderson Medeiros, turistas de outros estados e centenas de alagoanos de diversas cidades.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos segue até o próximo domingo (25), reúne no mesmo espaço diversos municípios do estado. Os estandes são abertos para visitação a partir das 10h.
Fonte: Secom Traipu












