O consumo de álcool é responsável por uma média de 12 mortes a cada hora no Brasil, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados nesta terça-feira (5). O levantamento apontou que em 2019 foram registradas 104,8 mil mortes associadas ao consumo de álcool, das quais 86% eram homens. As mortes se relacionaram principalmente a doenças cardiovasculares, acidentes e violência.
O impacto financeiro desse consumo para o Brasil foi estimado em R$ 18,8 bilhões em 2019. Esses custos incluem despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) e perdas indiretas como produtividade e aposentadorias precoces. Do montante total, R$ 1,1 bilhão se referem a gastos federais diretos com hospitalizações e procedimentos ambulatoriais no SUS, sendo a maior parte destinada ao tratamento de homens.
A pesquisa destacou também que os problemas de saúde ligados ao álcool afetam mais os homens, que representam 78% dos custos relacionados. Já as mulheres respondem por 22% do gasto total com hospitalizações e procedimentos médicos, em parte devido a taxas de consumo mais baixas entre o público feminino, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019.